top of page

Você está preparado para montar um café?

Atualizado: 6 de jul. de 2022


Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas que buscam alinhar trabalho com satisfação pessoal. Seguindo essa tendência e motivados pelo aumento do consumo de café nos últimos anos, muitos empreendedores estão se interessando em montar um café. Essas pessoas, muitas vezes não têm nenhum conhecimento de café, mas estão dispostas a aprender e trabalhar para que o negócio dê certo.

Mas antes de começar o projeto, é comum ter um certo receio e até mesmo dúvidas se vale a pena ou não abrir uma cafeteria, afinal toda tentativa de empreender envolve algum risco.

Se você já pensou ou está pensando em abrir uma cafeteria, esse texto pode te ajudar a tomar a decisão mais acertada antes de investir seu tempo e dinheiro.

Em primeiro lugar, leve em consideração que assim como qualquer outro negócio, montar um café exige planejamento e dedicação. Por isso, é importante você avaliar se realmente está preparado e disposto a fazer as coisas acontecerem.

Para saber se você está preparado para empreender com café, veja algumas dicas:

  1. Seja sincero com você mesmo e analise se você tem o perfil para ser dono de uma cafeteria. Para empreender nessa área é necessário aceitar o desafio de sair da zona de conforto e dedicar boa parte do seu tempo ao negócio. Também é imprescindível gostar de café e de interagir com pessoas, conhecer a operação da cafeteria, oferecer bom atendimento, ambiente agradável e bons produtos. A maior parte dos clientes espera apreciar uma boa bebida e consumir produtos de qualidade em um espaço acolhedor.

  2. Estude o mercado e veja se a sua ideia de negócio é possível de ser colocada em prática, se tem demanda para os produtos que você quer oferecer e como você fará para atrair seus clientes.

  3. Pesquise quanto precisará investir para montar e operar o seu café e se você tem recursos suficientes para cobrir todas as despesas até que o negócio comece a dar lucro. Se você não tiver todo o capital necessário, mas acredita que a sua ideia é viável, considere ter um sócio ou até mesmo um investidor-anjo para apoiar o seu projeto.

  4. Considere se você tem o conhecimento suficiente para planejar cada detalhe do seu negócio ou se precisará de consultoria para a implantação de cafeteria. Para montar uma cafeteria é necessário que você saiba o que fazer, como fazer e esteja sempre aberto a aprender aquilo que não sabe. Também é importante que você aprenda a gerenciar seu negócio, aprenda sobre higiene e manipulação de alimentos e faça um curso de barista que te dê subsídios para conhecer mais sobre café, aprender a operar e cuidar dos equipamentos (máquina e moedor de grãos profissionais), conhecer os processos de preparação das bebidas servidas nas cafeterias, etc. Dependendo do que a sua cafeteria irá comercializar, talvez você também precise conhecer um pouco mais sobre gastronomia e como trabalhar com alimentos congelados.

  5. Se você descobriu que tem condições de empreender, planejou o seu negócio e já se preparou para montar a sua cafeteria, busque a ajuda necessária para colocar seus planos em prática e mãos à obra! Se tiver interesse em aprender mais e montar você mesmo o seu café, criamos um curso de cafeteria completo que vai te ajudar a tirar todas as suas dúvidas e capacitar para trabalhar no seu café.

Enfim, empreender é uma decisão importante que envolve autoconhecimento, requer tempo, envolvimento pessoal e jogo de cintura para transformar as dificuldades em oportunidades de crescimento pessoal e financeiro. E abrir um café envolve tudo isso, além da paixão por café e muita dedicação.

Espero que tenha gostado das dicas. Se quiser fazer um comentário, será bem-vindo!

Se quiser conhecer mais sobre nosso trabalho, veja nosso site e mídias sociais: www.bestcoffeexperience.com.br/

451 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page