top of page

Passos para montar um café

Atualizado: 6 de jul. de 2022


Montar um café é o sonho de muitas pessoas que apreciam café. É também uma forma de aliar a realização de uma satisfação pessoal - o desejo de trabalhar por conta própria - ao investimento em um ramo de negócio que continua sendo lucrativo, já que o mercado de cafés continua em crescimento no Brasil e no mundo.

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) estima que o consumo de cafés no Brasil continuará crescendo até 2021.

Apesar de ser um negócio promissor, montar uma cafeteria, assim como qualquer outro negócio, exige dedicação e planejamento para que o empreendedor não corra o risco de investir seu tempo e dinheiro sem alcançar o retorno esperado.

Se você é apaixonado por café, assim como nós, e deseja montar uma cafeteria, veja algumas dicas para você realizar seu sonho com mais segurança e chances de dar certo:

  • Certifique-se de que você tem o perfil empreendedor;

  • Avalie o seu potencial de empreender e desenvolva as habilidades que você ainda não tem, mas precisará ter para o seu negócio dar certo. Considere aprender o máximo possível sobre café e a operação de uma cafeteria. Você deve conhecer muito bem o seu negócio e o produto com o qual irá trabalhar.

  • Reúna o máximo de informações sobre como funciona uma cafeteria, quem será seu público-alvo, quem serão seus fornecedores, concorrentes e como trabalham.

  • Organize as informações e planeje seu negócio de acordo com a sua disponibilidade financeira.

  • Pesquise o que é necessário para colocar o seu projeto em prática. Se necessário, recorra a uma consultoria para montar sua cafeteria.

  • Avalie se tem capital suficiente para a montagem e o primeiro ano da operação da sua cafeteria ou se precisará de um sócio.

  • Reserve o capital de giro necessário para o funcionamento da sua cafeteria por, pelo menos um ano;

  • Entenda que o retorno do seu investimento será proporcional ao seu esforço para fazer o negócio dar certo, mas não espere retorno imediato.


Caso precise de consultoria para montar seu café, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em atendê-lo(a).

2.203 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page