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Como oferecer boas experiências com café

Atualizado: 30 de ago. de 2022

Café_Servido_Best_Coffee_Xperience

Há muito tempo o café faz parte do cardápio diário da maioria dos brasileiros. A bebida é consumida em casa, nos escritórios, e na maioria dos estabelecimentos que servem lanches e refeições, com destaque para as padarias e cafeterias.


Além disso, as cafeterias estão se transformando em espaços multiuso. Algumas oferecem aos clientes, além do “trivial" espaço para cafés, lanches e refeições rápidas, espaços para leitura, encontro de amigos, reuniões de negócios e até mesmo, trabalho. Ou seja, as cafeterias estão aumentando a oferta de produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.


Apesar de que a maioria das cafeterias vende um "mix variado de produtos", muitos clientes vão até o estabelecimento para tomar um bom café espresso. Daí se entende que o café é o principal atrativo de uma cafeteria.


Sendo o café o “carro-chefe” do negócio, convém tomar alguns cuidados na escolha dos grãos, dos equipamentos e outros insumos para garantir a qualidade das bebidas servidas na sua cafeteria. Veja algumas dicas para preparar e servir bons cafés:

  • Aprenda mais sobre café. Isso inclui reconhecer diferentes tipos e qualidades de grãos, preparar bebidas de café espresso e coado e utilizar adequadamente os equipamentos e acessórios usados na preparação das bebidas. Considere fazer um curso de barista, mesmo que não pretenda trabalhar no dia-a-dia da cafeteria. Conhecer o seu produto é importante para a gestão e o aumento do lucro do seu negócio.


  • Contrate pessoas que gostem de café e de interagir com pessoas para preparar e servir as bebidas no seu estabelecimento. Treine seus funcionários para preparar e também para fornecer informações sobre o café. Hoje em dia a maioria dos clientes de cafeterias entende um pouco de café, por isso é comum perguntarem sobre o tipo de grão, a procedência do café e avaliarem a bebida que consumiram. Quando a bebida não agrada, muitas vezes esses clientes nem comentam, simplesmente deixam de frequentar o estabelecimento.

  • Tenha bons equipamentos (máquina de espresso e moedor de grãos profissionais), dimensionados para o tamanho do seu negócio. Ao escolher esses equipamentos para a sua cafeteria, considere o custo-benefício, mas também, o nível de ruído produzido e a agilidade da assistência técnica em caso de manutenção. Uma boa consultoria poderá orientá-lo sobre os melhores equipamentos para a demanda da sua cafeteria.


  • Ao adquirir as xícaras de café e demais acessórios, observe se a quantidade é suficiente para um atendimento ágil e se o material usado na fabricação desses acessórios é de boa qualidade. Por exemplo, ao comprar a gaveta para o descarte das borras de café. Dê preferência para os modelos mais leves, fabricados em inox e com batedor revestido de borracha para não danificar o porta-filtro.


  • Seja exigente na escolha dos grãos de café. Dê preferência para a utilização de grãos de qualidade, com boa procedência e data da torra o mais recente possível. Leve também em consideração se o café tem certificações que atestam sua qualidade, por exemplo, selos de pureza e qualidade ou selos de outras associações, no caso de cafés especiais.

  • Dê atenção à água utilizada pela máquina profissional de espresso. Utilize um bom filtro de água, e faça uma inspeção periódica para verificar se a água filtrada está em boas condições de consumo (ou seja, sem cheiro e sem gosto).

  • Cuide também da carta de bebidas e dos detalhes na preparação e apresentação dos cafés. Por exemplo, os cafés espressos devem ser servidos quentes para não perderem o aroma e sabor; a xícara não deve estar cheia até a borda para que o café não derrame quando for mexido, e os cafés coados devem ser preparados na frente dos clientes. Caso não tenha experiência com o preparo de bebidas contrate uma assessoria para criar uma carta de bebidas personalizada para sua cafeteria. Os clientes mais fiéis e entusiastas de café esperam tomar bons cafés e ter várias opções de bebidas quentes e geladas para experimentar.

Enfim, esses são apenas alguns dos muitos detalhes que você deve levar em conta para oferecer boas experiências com café na sua cafeteria. Tenha em mente que hoje em dia os apreciadores de café são mais exigentes em relação à qualidade. No caso específico do café espresso, esses clientes costumam avaliar o sabor, o aroma, perguntar sobre a procedência do café e observar se a equipe está bem treinada. Por isso, esteja atento à qualidade do atendimento e, principalmente das bebidas da sua cafeteria para oferecer sempre uma boa experiência com café para seus clientes

Caso não tenha experiência no ramo e necessite de ajuda para melhorar as bebidas da sua cafeteria, nossa consultoria pode ajudar você. Entre em contato e descubra como oferecer boas experiências com café na sua cafeteria.


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