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Dicas para criar o cardápio da sua cafeteria


Uma etapa muito importante da montagem de uma cafeteria é a elaboração do cardápio. Ele é um importante canal de divulgação dos produtos e serviços da sua cafeteria, já que a maioria dos clientes costuma consultá-lo antes de fazer o pedido.

Atenção ao layout: visual atraente é fundamental

Se o cliente entra no seu estabelecimento e vê um menu atraente, a chance de ele pedir um ou mais itens será maior. Então, dedique algum tempo para pensar no layout, incluindo: cores, fontes, imagens, formato, e no conteúdo do cardápio da sua cafeteria. Inclua apenas as informações que realmente precisam ser apresentadas e organize-as para que sejam facilmente visualizadas e compreendidas, destacando os pontos fortes dos seus produtos.

Veja a seguir, mais algumas dicas que preparamos para ajudar você a criar o cardápio da sua cafeteria:

  • Antes de começar uma lista dos itens do cardápio, defina quais produtos serão vendidos, como serão apresentados e entregues ao cliente e quanto você irá cobrar por eles. Leve em consideração o que o seu público-alvo espera consumir na sua cafeteria e a sua capacidade de entrega desses produtos. Por exemplo, evite colocar no cardápio itens que você não tem condições de preparar toda vez que o cliente pedir ou aqueles cuja a apresentação não é sempre igual ao que está descrito ou demonstrado, principalmente em fotos.

  • Elabore uma ficha técnica de cada item do cardápio contendo as quantidades de cada ingrediente, o tamanho da porção, tempo de preparo e como será a apresentação final do produto. Esse procedimento irá facilitar o cálculo do custo de produção, a padronização dos produtos, e o treinamento da equipe no preparo dos pedidos.

  • Elabore um cardápio enxuto, com no máximo duas páginas, principalmente nos primeiros meses após a implantação da sua cafeteria. Isto facilitará a gestão do estoque e ajudará a evitar desperdícios, já que nessa fase você provavelmente ainda não terá condições de saber quais produtos terão mais saída.

  • Descreva de maneira detalhada e objetiva os itens do cardápio, de modo que o seu cliente não tenha dúvidas do que está sendo oferecido. Esse procedimento ajuda o cliente a decidir com mais facilidade e agiliza o atendimento.

  • Preste atenção à ortografia e ao uso de nomes estrangeiros e corrija os erros de digitação antes de finalizar o cardápio. Se você optar por imprimi-lo, cuide para que ele esteja sempre limpo, sem rasuras, sem manchas e em perfeito estado de conservação. Todos os detalhes do cardápio fazem parte da impressão geral que o cliente terá do seu negócio e um descuido podem gerar uma imagem negativa da sua cafeteria.

  • Use cores, diferentes estilos de fonte e se possível, acrescente a imagem real dos produtos para atrair a atenção dos clientes. Um cardápio bem elaborado evidencia os ingredientes e desperta o desejo de consumo. Porém, sugerimos que as cores usadas tenham relação com a identidade visual da sua cafeteria. Isto ajudará a fixar a sua marca.

  • Se a sua cafeteria estiver localizada em pontos turísticos ou se for frequentada por estrangeiros, considere elaborar também um cardápio em inglês ou espanhol.

Enfim, se você criar o cardápio da cafeteria levando em conta as dicas que enumeramos, as preferências dos seus clientes, a precificação correta dos seus produtos e o atendimento eficiente, as chances de sucesso do seu negócio serão maiores.

Se você gostou desse artigo, dê a sua opinião. Se tiver mais alguma dica para acrescentar, escreva, compartilhe a sua ideia conosco. Quem sabe quantas pessoas estaremos ajudando com essa iniciativa, não é mesmo?

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