top of page

Como escolher xícaras para sua cafeteria

Atualizado: 11 de set. de 2020


Você sabia que o formato da xícara interfere na qualidade do café espresso?

xicara_espresso_Best_Coffee_Xperience_SP

Se a resposta for não, leia esse artigo com dicas para ajudar a escolher as xícaras para sua cafeteria.

Atualmente existem no mercado xícaras de café milimetricamente projetadas tanto em termos de material quanto de formato. A porcelana e a cerâmica são os materiais mais recomendados. Ambos absorvem rapidamente o calor e o dissipam lentamente, de modo que a bebida fica quente por mais tempo. O material mais encontrado no mercado é a porcelana. Mas fique atento, nem todas as xícaras feitas com esse material são iguais. Para reconhecer uma porcelana de boa qualidade, a dica é dar um suave "peteleco" na xícara. As melhores porcelanas ecoam um som metálico, igual ao das taças de cristal.

Outras características também devem ser consideradas na escolha das xícaras para a sua cafeteria. A relação entre altura e profundidade, a abertura, o formato do fundo, a textura e o acabamento do material, a espessura da parede, são elementos que alteram o resultado final do café. Por exemplo, uma xícara com boca mais larga e um corpo mais amplo valorizam o aroma em qualquer método de extração. Por isso, muitas vezes as xícaras de chá são mais indicadas para preparar cafés.

Outros cuidados também devem ser levados em conta na escolha das xícaras para café espresso. É aconselhável escolher os modelos cujo corpo não tenha arestas, pois este formato se tornaria um obstáculo para a formação perfeita da crema.

As melhores xícaras para café espresso têm o ângulo e a geometria do fundo arredondados. Quanto mais fechado o ângulo, melhor se forma o turbilhão no fundo e mais cremosidade ganha o café.

Veja algumas dicas para a escolha das xícaras para a sua cafeteria:

  • A porcelana é mais indicada que vidro, porque ajuda a preservar a temperatura da bebida por mais tempo.

  • Para preparar espressos, é importante que a base da xícara seja arredondada e de preferência mais estreita, pois o ângulo mais fechado facilita a formação de turbilhão no fundo da xícara, dando mais cremosidade ao café.

  • Dê preferência para as xícaras de chá pequenas com a “boca” larga, pois favorecem a melhor percepção do aroma.

  • Canecas de ágata são charmosas, mas dissipam o calor da bebida muito rapidamente.

Como falamos, o formato e o material das xícaras usados para preparar os cafés influenciam no resultado final da bebida, porém outros fatores devem ser considerados na escolha do enxoval da cafeteria para que haja eficiência no atendimento dos baristas. Por exemplo, a quantidade e o tamanho das xícaras devem ser considerados levando-se em conta a quantidade e os tipos de bebidas que serão servidas. Por isso é necessário estar atento aos detalhes na escolha do enxoval e dos acessórios usados para preparar e servir os cafés, eles poderão fazer a diferença nas vendas e no faturamento do seu negócio.

Caso esteja pensando em montar uma cafeteria e tenha dificuldade para escolher as xícaras e os acessórios, equipamentos, fornecedores, etc. Nossa consultoria de implantação de cafeterias pode te ajudar a fazer melhores escolhas. Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.


1.551 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page