top of page

Como montar uma cafeteria gastando menos

O número de empreendedores no Brasil triplicou nos últimos anos segundo a Global Entrepreneurship Monitor. As razões que levam as pessoas a abrir o próprio negócio são várias: a realização de um sonho, a decisão de ser seu próprio chefe, a satisfação pessoal e profissional, a necessidade de garantir o próprio sustento, etc.

Uma das principais alternativas para empreender no segmento de alimentos e bebidas é montar uma cafeteria. Essa decisão se baseia no aumento crescente do consumo de café a cada ano e pelo fato de ser o negócio mais fácil de administrar no ramo de alimentação.



Apesar da operação de uma cafeteria ser mais simples que a de um restaurante, "para montar uma cafeteria gastando menos, é preciso conhecimento, planejamento e dedicação de tempo para que o negócio seja um sucesso."






Um dos segredos para montar uma cafeteria gastando menos é criar um negócio de marca própria ou seja, uma cafeteria personalizada de acordo com uma ideia possível de ser colocada em prática. Além disso, é fundamental que o empreendedor ou empreendedora participe dos processos de idealização e montagem do negócio.


Quando o futuro empresário ou empresária não tem tempo para se dedicar à montagem do negócio mas quer começar certo, é possível contratar nossa consultoria especializada com acompanhamento desde a idealização até a inauguração do negócio. Com a nossa orientação desde o começo do projeto você terá mais segurança e suporte na abertura do negócio, mais chances de sucesso no empreendimento, além de recuperar o investimento feito na consultoria entre o primeiro e o segundo mês de operação.


Se você pretende empreender com cafeteria e não tem conhecimento da área, veja a seguir algumas dicas dos consultores da Best Coffee Xperience de como montar uma cafeteria gastando menos.


1. Comece colocando suas ideias no papel

 

Um erro comum cometido pela maioria dos empreendedores é começar o projeto procurando o ponto e os fornecedores. Em primeiro lugar, é necessário definir onde e como funcionará a cafeteria, qual a localização e o tamanho ideal, o que será vendido, qual público pretende atrair, quais serão as estratégias usadas para conseguir os resultados esperados, etc. Pense no máximo de detalhes possíveis e coloque as ideias no papel. Se precisar de ajuda para melhorar sua ideia de negócio ou idealizar um negócio lucrativo e sustentável ao longo dos anos, contrate nossa consultoria especializada em montagem de cafeterias e negócios com café. Nós podemos te ajudar a fazer um planejamento sob medida para a sua necessidade e orientar você a usar seus recursos financeiros da melhor maneira possível, evitando gastos desnecessários e erros que podem atrasar o seu projeto e comprometer o sucesso do seu negócio.



2. Escolha um ponto sob medida



Para encontrar o ponto ideal para o seu negócio, sugerimos que você ou alguém de sua confiança pesquise os imóveis disponíveis. Se possível, evite delegar essa tarefa, pois geralmente as empresas e profissionais do mercado imobiliário oferecem apenas os imóveis que têm à disposição em seu portfólio. Na escolha do ponto é importante considerar: a localização, a facilidade de acesso, a circulação de pessoas do seu público-alvo e as despesas com o aluguel e adequação do imóvel. Para abrir a cafeteria gastando menos é ideal escolher um ponto sob medida para o seu negócio. Caso já tenha o ponto, analise se vale a pena abrir um café no local. Se precisar de ajuda nessa fase da montagem do seu negócio, nossa consultoria personalizada também poderá te ajudar a escolher o melhor ponto para a sua cafeteria.



3. Faça um curso de barista para empreendedores de cafeteria


Se a sua ideia é montar uma cafeteria gastando menos, sem abrir mão da qualidade, também será necessário aprender sobre: como escolher o melhor café para seu negócio, o preparo de bebidas de cafeteria, como escolher os equipamentos e fornecedores, rotinas da operação da cafeteria, etc. Para te ajudar nessa etapa desenvolvemos um curso de barista para empreendedores e empreendedoras de cafeteria. O curso é personalizado de acordo com o nível de conhecimento dos aprendizes, aborda todo o conteúdo que o futuro dono de cafeteria precisa saber para preparar bebidas de café com excelência, tem foco na prática e inclui 03 meses de suporte para tirar dúvidas quando a cafeteria estiver pronta. Ao fazer nosso curso de barista, você adquire confiança para trabalhar na operação da sua cafeteria e treinar seus funcionários. Dessa forma você consegue manter a qualidade das bebidas, oferecer as melhores experiências com café para seus clientes, além de diminuir os custos com a contratação de mão-de-obra e treinamento de funcionários.


4. Crie um cardápio convidativo


Depois de pensar em todos os detalhes da sua cafeteria e fazer o curso de barista é hora de criar o cardápio e a carta de bebidas da cafeteria. É importante incluir no cardápio itens de comer e beber para serem consumidos no estabelecimento e em casa, de acordo com o seu modelo de negócio. O ideal é ter um cardápio enxuto idealizado de acordo com o planejamento e com a necessidade dos seus clientes. Assim, você evita desperdícios e ajuda os seus clientes a decidir o que pedir e conclui a venda mais rapidamente.


5. Defina os itens necessários para o negócio começar a funcionar


Após a definição do projeto da cafeteria é hora de pesquisar os itens necessários para a operação da cafeteria. Para isso é importante considerar tudo o que foi planejado até esta etapa. Evite copiar listas prontas ou seguir conselho de "consultores de vendas" que poderão induzir você a gastar mais do que você realmente precisa. Seu negócio é único, por isso é necessário pensar em cada detalhe para fazer as escolhas certas e evitar gastos desnecessários. Se você concluir essa etapa com todo o cuidado que ela merece, será mais fácil controlar o seu orçamento e os gastos. Além disso, será possível ter uma ideia mais precisa de quanto precisará investir para montar sua cafeteria e para cobrir todas as despesas até que o negócio comece a dar lucro.


6. Defina quem serão seus fornecedores


É ideal que a busca de fornecedores seja feita com muita cautela. Também é necessário saber como e onde buscar os melhores fornecedores para seu negócio. Para selecionar os fornecedores da cafeteria, pesquise sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados, a reputação da empresa no mercado, o custo x benefício, prazos de entrega, etc. Devido à grande importância dessa etapa da montagem do negócio, essas orientações fazem parte do conteúdo do nosso curso de barista para empreendedores e das consultorias.


Para diminuir os gastos com a montagem da cafeteria, recomendamos seguir o que foi planejado nas etapas anteriores de modo que sejam adquiridos somente os itens que são essenciais para o início da operação da cafeteria ou negócio com café. Dessa forma você economiza dinheiro e mantém uma reserva de capital de giro para as despesas do negócio até que ele comece a dar lucro.


7. Contrate funcionários engajados com a sua causa


Se precisar contratar um ou mais funcionários para sua cafeteria, dê preferência àqueles que gostam de café, de interagir com pessoas, que tenham interesse em aprender e trabalhar na sua cafeteria, mesmo que não tenham experiência anterior. Pessoas com essas características quando recebem treinamento adequado, se tornam ótimos baristas. Caso precise de ajuda, treinamos os seus funcionários.


Enfim, para montar uma cafeteria gastando menos e obter lucro, você precisará entender do seu negócio, dedicar algum tempo planejando cada detalhe de como ele irá funcionar, participar da montagem, da operação e da gestão. Com isso conseguirá diminuir os custos de abertura, controlar os custos operacionais e os fatores que geram perda de dinheiro.


Se precisar de consultoria especializada para montar sua cafeteria gastando menos, contrate nossos serviços. Será um prazer ajudar você. Temos bastante experiência e referências em montagem de cafeterias de sucesso e treinamentos para empresários que pretendem oferecer boas experiências com café.


Para conhecer mais sobre nosso trabalho, veja nosso site e mídias sociais:


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page