top of page

Como montar uma cafeteria gastando menos?

Atualizado: 5 de abr.

Nos últimos 10 anos, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2019), o número de empreendedores no Brasil triplicou. As razões pelas quais as pessoas decidem abrir o próprio negócio são várias: a realização de um sonho; a decisão de ser seu próprio chefe; o desejo de satisfação pessoal e profissional; a necessidade de garantir o próprio sustento, etc.

Uma das principais alternativas para empreender no segmento de alimentos e bebidas atualmente é montar uma cafeteria. Essa escolha tem sido feita por causa do aumento crescente do consumo de café nos últimos anos e pelo fato de ser o negócio mais fácil de administrar no ramo de alimentação.



Apesar da operação de uma cafeteria ser mais simples que a de um restaurante, "para montar uma cafeteria gastando menos, é preciso conhecimento, planejamento e dedicação de tempo para que o negócio seja um sucesso."





Se você pretende empreender com cafeteria e não tem conhecimento da área em que pretende atuar, veja algumas dicas de como montar uma cafeteria gastando menos.

1. Cuide de cada detalhe do seu negócio


Para montar uma cafeteria sustentável ao longo dos anos, gastando menos, é necessário o envolvimento pessoal e dedicação do empreendedor ou empreendedora do início ao fim da abertura do negócio. Um dos segredos para empreender sem gastar tanto é montar um café de acordo com sua ideia de negócio, com a ajuda de profissionais com experiência na área, que levem em conta o seu perfil empreendedor e os recursos que você tem para investir. Além disso, é importante participar de todo o processo de criação e operação da cafeteria, terceirizando apenas os serviços que não tem condições ou capacidade técnica para executar. A lógica é: quanto mais tarefas você assumir na montagem e gestão da sua cafeteria, menor será o seu gasto e maior será o seu lucro.

2. Busque informações de mercado e da operação de uma cafeteria


Pesquise, conheça negócios parecidos com o que você quer montar e se não tiver conhecimento na área, contrate nossa consultoria especializada para te orientar sobre a montagem e a operação de uma cafeteria. Com isso, você terá mais condições de fazer um bom planejamento, evitar gastos desnecessários e erros que podem atrasar o seu projeto e comprometer o sucesso do seu negócio.

3. Não pule etapas. Comece colocando suas ideias no papel

Um erro muito cometido pelos empreendedores é começar o procurando o ponto, os fornecedores e equipamentos. Em primeiro lugar, é necessário definir onde e como funcionará a sua cafeteria, que tamanho terá, qual público você pretende atender e quais estratégias usará para conseguir os resultados esperados. Pense em todos os detalhes da sua cafeteria e coloque as ideias no papel. Se precisar de inspiração ou de ajuda contrate nossa consultoria para montagem de cafeterias e negócios com café.


4. Escolha um ponto sob medida para a sua cafeteria



Para encontrar o ponto ideal para a sua cafeteria você precisará ir a campo e pesquisar as opções disponíveis. Na escolha do ponto é importante considerar: a localização, a facilidade de acesso a pé e de carro, o número de pessoas do seu público-alvo que circulam no local e o custo do aluguel. Para abrir a cafeteria gastando menos é ideal escolher um ponto sob medida para o seu negócio e se possível, alugar o imóvel direto com o proprietário. Caso já tenha o ponto, analise se vale a pena abrir um café no local e descubra quem são as pessoas que circulam no entorno.



5. Faça um curso de barista para empreendedores de cafeteria


Se a sua ideia é montar uma cafeteria gastando menos, sem abrir mão da qualidade, também será necessário aprender sobre: o café, o preparo de bebidas de cafeteria, rotinas da operação e gestão de uma cafeteria. Para isso, faça um curso de barista para empreendedores com foco na prática e possibilidade de tirar dúvidas quando sua cafeteria já estiver pronta. Ao fazer um bom curso de barista, você adquire confiança para trabalhar na operação da sua cafeteria e treinar seus funcionários. Dessa forma será possível manter a qualidade das bebidas, oferecer uma boa experiência para seus clientes, além de diminuir os custos com a contratação de mão-de-obra e treinamento de funcionários.


6. Crie um cardápio enxuto e convidativo


Depois de pensar em todos os detalhes da sua cafeteria e fazer o curso de barista empreendedor, é hora de criar o cardápio e a carta de bebidas da cafeteria. Inclua no seu cardápio opções de lanches, refeições rápidas e bebidas que possam agradar seus futuros clientes. O ideal é ter um cardápio com menos itens e algumas opções de combos. Assim, você evita desperdícios e ajuda os seus clientes a decidir o pedido mais rapidamente.


7. Faça uma lista de tudo o que a cafeteria precisará para funcionar


Após a criação do cardápio, da carta de cafés e definição do projeto da cafeteria é necessário listar tudo o que será necessário para a operação da cafeteria, incluindo móveis, equipamentos, enxoval da cafeteria, etc. Para isso é importante levar em consideração o seu modelo de negócio e tudo o que foi planejado até aqui. Nada adianta copiar listas prontas ou seguir conselho de vendedores que, na maioria das vezes, tentarão te covencer a gastar mais do que você precisa. A partir dessa etapa é possível ter uma ideia mais precisa de quanto precisará investir para montar sua cafeteria e para cobrir todas as despesas até que o negócio comece a dar lucro.

Ao criar uma lista ou planilha com todos os recursos necessários para a abertura da cafeteria, ficará mais fácil controlar o orçamento e investir apenas no que é realmente necessário. Caso não saiba ou não tenha tempo para isso, busque a ajuda de uma consultoria especializada.


8. Defina quem serão seus fornecedores


A busca de fornecedores deve ser feita após o planejamento da cafeteria. Antes de definir quem serão os fornecedores de produtos e serviços da cafeteria pesquise sobre a qualidade dos produtos ou serviços prestados, a reputação da empresa e o custo x benefício.


Para diminuir os gastos com a montagem da cafeteria, alugue os equipamentos de café e compre somente aquilo que for realmente necessário para o negócio funcionar. Assim você economiza dinheiro para manter a operação da cafeteria até que comece a dar lucro.


9. Contrate funcionários engajados com a sua causa


Se precisar contratar um ou mais funcionários para sua cafeteria, dê preferência àqueles que gostam de café, de interagir com pessoas, que tenham interesse em aprender e trabalhar na sua cafeteria, mesmo que não tenham experiência anterior. Pessoas com essas características que recebem treinamento adequado, se tornam ótimos baristas. Caso precise de ajuda, treinamos os seus funcionários.


Enfim, para montar uma cafeteria gastando menos e ainda ter lucro, você precisará entender do seu negócio, dedicar algum tempo planejando cada detalhe de como ele irá funcionar, trabalhar na montagem, na operação e na gestão da cafeteria. Com isso conseguirá diminuir os custos de abertura, os custos operacionais e controlar os fatores que geram perda de dinheiro.


Se precisar de ajuda especializada para montar uma cafeteria gastando menos, contrate nossa consultoria. Temos bastante experiência e referências em montagem de cafeterias de sucesso e treinamentos para empresários que pretendem oferecer boas experiências com café.


Para conhecer mais sobre nosso trabalho, veja nosso site e mídias sociais:


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page