top of page

Como montar uma cafeteria gastando menos?

Atualizado: há 2 dias

Nos últimos 10 anos, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2019), o número de empreendedores no Brasil triplicou. As razões que levam as pessoas a abrir o próprio negócio são várias: a realização de um sonho; a decisão de ser seu próprio chefe; a satisfação pessoal e profissional; a necessidade de garantir o próprio sustento, etc.

Uma das principais alternativas para empreender no segmento de alimentos e bebidas é montar uma cafeteria. Essa decisão se baseia no aumento crescente do consumo de café a cada ano e pelo fato de ser o negócio mais fácil de administrar no ramo de alimentação.



Apesar da operação de uma cafeteria ser mais simples que a de um restaurante, "para montar uma cafeteria gastando menos, é preciso conhecimento, planejamento e dedicação de tempo para que o negócio seja um sucesso."





Se você pretende empreender com cafeteria e não tem conhecimento da área em que pretende atuar, veja algumas dicas de como montar uma cafeteria gastando menos.

1. Cuide de cada detalhe do seu negócio


Para montar uma cafeteria gastando menos, é necessário o envolvimento pessoal e a dedicação do empreendedor ou empreendedora no planejamento e abertira do negócio. Um dos segredos para empreender sem gastar tanto é montar um café de acordo com sua ideia de negócio, com a ajuda de profissionais com experiência na área, que levem em conta o seu perfil empreendedor e os recursos que você tem para investir. Além disso, é importante participar de todo o processo de criação e operação da cafeteria, terceirizando apenas os serviços que você não tem condições ou capacidade técnica para executar. A lógica é: quanto mais tarefas você assumir na montagem da sua cafeteria, menor será o seu gasto e maior será o seu lucro.

2. Acompanhe o mercado para entender como funciona uma cafeteria


Pesquise, conheça negócios parecidos com o que você quer montar e se não tiver conhecimento na área, contrate nossa consultoria especializada para te ajudar na montagem de sua cafeteria. Com isso, você terá mais condições de fazer um bom planejamento, evitar gastos desnecessários e erros que podem atrasar o seu projeto e comprometer o sucesso do seu negócio. Em geral, o empresário recupera o valor investido em nossa consultoria nos primeiros meses de operação do negócio.

3. Comece colocando suas ideias no papel e não pule etapas.

Um erro muito cometido pelos empreendedores é começar procurando o ponto, os fornecedores e equipamentos. Em primeiro lugar, é necessário definir onde e como funcionará a sua cafeteria, que tamanho terá, qual público você pretende atender e quais estratégias você usará para conseguir os resultados esperados. Pense em todos os detalhes da sua cafeteria e coloque as ideias no papel. Se precisar de ajuda contrate nossa consultoria para montagem de cafeterias e negócios com café.


4. Escolha um ponto sob medida para a sua cafeteria



Para encontrar o ponto ideal para a sua cafeteria você precisará ir a campo e pesquisar as opções disponíveis. Na escolha do ponto é importante considerar: a localização, a facilidade de acesso, a circulação de pessoas do seu público-alvo e o custo do aluguel. Para abrir a cafeteria gastando menos é ideal escolher um ponto sob medida para o seu negócio. Caso já tenha o ponto, analise se vale a pena abrir um café no local.



5. Faça um curso de barista para empreendedores de cafeteria


Se a sua ideia é montar uma cafeteria gastando menos, sem abrir mão da qualidade, também será necessário aprender sobre: o café, o preparo de bebidas de cafeteria, rotinas da operação e da gestão de uma cafeteria. Para te ajudar nessa etapa desenvolvemos um curso de barista personalizado para a necessidade de cada empreendedor ou empreendedora. O curso tem foco na prática e possibilidade de tirar dúvidas quando sua cafeteria já estiver pronta. Ao fazer nosso curso de barista, você adquire confiança para trabalhar na operação da sua cafeteria e treinar seus funcionários. Dessa forma você consegue manter a qualidade das bebidas, oferecer uma boa experiência para seus clientes, além de diminuir os custos com a contratação de mão-de-obra e treinamento de funcionários.


6. Crie um cardápio enxuto e convidativo


Depois de pensar em todos os detalhes da sua cafeteria e fazer o curso de barista é hora de criar o cardápio e a carta de bebidas da cafeteria. É necessário incluir no cardápio itens de comer e beber que possam agradar seus futuros clientes. O ideal é ter um cardápio enxuto idealizado de acordo com o seu modelo de negócio e com a necessidade dos seus clientes. Assim, você evita desperdícios e ajuda os seus clientes a decidir o que pedir mais rapidamente.


7. Faça uma lista de tudo o que a cafeteria precisará para funcionar


Após a criação do cardápio e a definição do projeto da cafeteria, faça uma lista dos itens necessários para a operação da cafeteria. Para isso é importante considerar tudo o que foi planejado até aqui. Nada adianta copiar listas prontas ou seguir conselho de "consultores de vendas" que, na maioria das vezes, tentarão te convencer a gastar mais do que você precisa. Seu negócio é único, por isso é necessário pensar em cada detalhe para fazer as escolhas certas e evitar gastos desnecessários. Ao definir todos os recursos necessários para a abertura da cafeteria, ficará mais fácil controlar o orçamento e os gastos.


A partir dessa etapa é possível ter uma ideia mais precisa de quanto precisará investir para montar sua cafeteria e para cobrir todas as despesas até que o negócio comece a dar lucro.


8. Defina quem serão seus fornecedores


É ideal que a busca de fornecedores seja feita durante o planejamento da cafeteria. Para definir quem serão os fornecedores da cafeteria, pesquise sobre a qualidade dos produtos e serviços prestados, a reputação da empresa no mercado, o custo x benefício, prazos de entrega, etc.


Para diminuir os gastos com a montagem da cafeteria, recomendamos alugar os equipamentos de café e comprar somente aquilo que for realmente necessário para o negócio funcionar. Assim você economiza dinheiro para manter a operação da cafeteria até que a mesma comece a dar lucro.


9. Contrate funcionários engajados com a sua causa


Se precisar contratar um ou mais funcionários para sua cafeteria, dê preferência àqueles que gostam de café, de interagir com pessoas, que tenham interesse em aprender e trabalhar na sua cafeteria, mesmo que não tenham experiência anterior. Pessoas com essas características quando recebem treinamento adequado, se tornam ótimos baristas. Caso precise de ajuda, treinamos os seus funcionários.


Enfim, para montar uma cafeteria gastando menos e obter lucro, você precisará entender do seu negócio, dedicar algum tempo planejando cada detalhe de como ele irá funcionar, trabalhar na montagem, na operação e na gestão da cafeteria. Com isso conseguirá diminuir os custos de abertura, os custos operacionais e controlar os fatores que geram perda de dinheiro.


Se precisar de consultoria especializada em montar cafeterias gastando menos, contrate nossos serviços! Será um prazar ajudar você. Temos bastante experiência e referências em montagem de cafeterias de sucesso e treinamentos para empresários que pretendem oferecer boas experiências com café.


Para conhecer mais sobre nosso trabalho, veja nosso site e mídias sociais:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page